O BEPE compartilhou em comunicado ao @AVascainos as justificativas para a não realização de clássicos em São Januário:
— A inspeção técnica anual de segurança nos estádios, realizada pela Secretaria de Estado de Polícia Militar por meio de seu Batalhão Especial de Policiamento em Estádios, proíbe a realização de clássicos estaduais no estádio de São Januário, pertencente ao Clube de Regatas Vasco da Gama.
A exceção fica por conta dos clássicos contra o Botafogo de Futebol e Regatas, conhecido como o Clássico da Amizade, cujo ambiente é de convivência pacífica e sem histórico de confrontos entre as torcidas de Vasco e Botafogo.
Vale destacar que a inspeção está em conformidade com um dos artigos da Lei Geral do Esporte. O laudo destaca que São Januário possui uma estrutura interna e externa peculiar, o que dificulta a garantia da segurança dos frequentadores.
O documento também menciona as dificuldades no trânsito de viaturas ao redor do estádio, devido às grandes aglomerações e à complexidade das vias locais, que propiciam emboscadas e a escapada de torcedores violentos, sendo um dos principais motivos para a proibição de clássicos estaduais no Estádio de São Januário.
Informações de inteligência do Batalhão Especial de Policiamento em Estádios indicam ainda a presença de grupos de torcedores infiltrados na torcida do Vasco, formados por indivíduos ligados a torcidas organizadas proibidas de frequentar estádios por decisão judicial, sendo os principais responsáveis por atos criminosos nos jogos realizados no estádio do Vasco.
Quanto às partidas envolvendo torcidas organizadas de outros Estados, é importante ressaltar que esses grupos chegam ao Rio por meio de caravanas, sendo escoltados pela Polícia Militar desde o momento em que os ônibus adentram o estado do Rio de Janeiro até o local da partida.
📸 | Leandro Amorim
Fonte: X News Colina