Os jogos ocorrerão neste sábado (29) e domingo (30/03), no Estádio do Maracanã, onde o Flamengo enfrentará o Internacional de Porto Alegre, e no Estádio de São Januário, que sediará a partida entre Vasco e Santos. No total, mais de 770 policiais militares estarão envolvidos na operação de segurança para esses confrontos.
Uma estratégia específica de policiamento foi planejada, com foco na escolta das delegações dos clubes, das equipes de arbitragem e das torcidas organizadas, rotinas tradicionalmente administradas pelo BEPE, que é considerado referência nacional em sua área de atuação.
Flamengo x Internacional
No sábado, o BEPE, com o suporte do 6° BPM (Tijuca) e do 4° BPM (São Cristóvão), estará presente em todo o Estádio do Maracanã, além de monitorar as principais vias da redondeza, incluindo as Avenidas Rei Pelé, Maracanã e a Rua Professor Eurico Rabelo.
Haverá também um reforço com a presença de policiais do Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFer) nas principais estações de trem e metrô que dão acesso ao Maracanã, onde o Flamengo fará sua estreia contra o Internacional às 21h.
Vasco x Santos
No domingo (30/03), a partir das 18h30, a unidade se preparará para garantir a segurança dos torcedores que comparecerão à partida entre Vasco e Santos no Estádio de São Januário.
O BEPE fará a escolta de aproximadamente 20 ônibus com torcedores do Santos que viajarão da cidade de Santos, no litoral paulista, até o Rio de Janeiro. A previsão é que os ônibus sejam acompanhados desde a divisa entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, na Rodovia Presidente Dutra, até o local do evento.
Nesse contexto, mais de 360 agentes foram mobilizados para a operação especial de segurança. Além disso, outras unidades operacionais da corporação, como o Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e o Batalhão de Ações com Cães (BAC), oferecerão suporte.
As demais unidades especializadas da corporação, como o Regimento de Polícia Montada (RPMont) e as equipes das Rondas Especiais e Controle de Multidões (RECOM), também contribuirão para a segurança dos eventos.
Policiais do Grupamento Aeromóvel (GAM) realizarão monitoramento aéreo com aeronaves tripuladas e drones, enquanto equipes do Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFer) estarão reforçando a presença policial nas estações de trem e metrô de São Cristóvão e Maracanã.
Fonte: Super Rádio Tupi