Representado pelo Instituto de Rosis/Fupes, de Santos, o São José entrou em quadra com Rafael Frias, Guilherme Rojas e Luiz Felipe Soriani. Luiz Enrique Leorte jogou na abertura da fase de grupos no sábado (24/08), mas não pôde participar da final no domingo (25/08).
Guilherme Rojas, que teve uma atuação dominante no garrafão, falou sobre a importância do torneio: “É muito gratificante para nós que jogamos 3×3 há mais de 10 anos. Hoje tivemos a oportunidade de participar de um campeonato do nível do NBB, organizado pelo NBB. Tenho que parabenizar o NBB pela iniciativa, a CAIXA. Foi muito especial ter um evento desse porte”. Ele também agradeceu a chance de representar o São José: “Viemos treinando há muito tempo, nos dedicando, trabalhando em Santos. Foi muito bom ter a oportunidade de representar o São José, uma equipe que admiramos bastante e nos escolheu no Draft como número 1. Foi tudo perfeito, só tenho a agradecer”.
Luiz Felipe Soriani também comemorou o título de São José: “Foi sensacional. O NBB está de parabéns por realizar esse evento e colocar o 3×3 na boca do povo. Perdemos um jogador no início do campeonato, mas ainda assim conseguimos impor nosso ritmo, jogar bem e seguir o sistema que o 3×3 pede. Conseguimos levar o título, estamos muito felizes”.
Pelo lado do Paulistano, que jogou com André Ferros, Leandro Rubens, Rafa Moreira e Matheus Parcial, o vice-campeonato também foi celebrado: “Não tenho palavras para descrever o impacto que o NBB Trio teve no 3×3 no Brasil. É o que precisávamos. O 3×3 está crescendo mundialmente e aqui ainda está em ascensão. Precisamos divulgar mais o esporte e esse foi o começo fundamental para que o 3×3 alcance alturas ainda maiores”, afirmou André Ferros.
No caminho até a final, destaque para a emocionante partida entre Corinthians e Sesi Franca nas quartas de final. A vitória do Corinthians por 15 a 13 foi conquistada nos instantes finais. São José, Unifacisa e Paulistano avançaram para a semifinal com vitórias mais tranquilas. Na primeira semifinal, São José venceu Unifacisa por 21 a 14, com destaque para a atuação de Rafael Frias. Em seguida, Paulistano e Corinthians protagonizaram um jogo físico, no qual prevaleceu o entrosamento da equipe alvirrubra, que venceu por 19 a 12.
Confira os resultados das quartas de final:
São José 21 x 14 Fortaleza
Unifacisa 22 x 14 Vasco da Gama
Paulistano 21 x 9 Bauru Basket
Corinthians 15 x 13 Sesi Franca
Resultados da semifinal:
São José 21 x 14 Unifacisa
Paulistano 19 x 12 Corinthians
Resultado da final:
São José 17 x 11 Paulistano
Fonte: LNB