Humberto reconheceu que o time esperava um desempenho superior no clássico, especialmente após a boa participação no Torneio de Abertura NBB, onde finalizaram em segundo lugar. “Temos plena consciência da nossa qualidade, tendo em vista tudo o que fizemos na última temporada. Mantivemos uma base sólida e trouxemos novos jogadores que poderiam suprir as lacunas da temporada anterior. Mas hoje não conseguimos apresentar um jogo à altura do que fizemos no torneio preparatório em Brasília. Foram raros os momentos em que conseguimos recriar o que praticamos nos treinos, mas o Flamengo é uma equipe de alto nível, então também precisamos reconhecer o mérito deles”, explicou. “Claro que é doloroso, é um clássico, a estreia do campeonato e esperávamos um rendimento melhor, mas é apenas o começo da nossa jornada. Somos um grupo que demonstrou ter potencial. O torneio é extenso e enfrentaremos uma sequência de jogos desafiadora. O primeiro foco é melhorar nosso desempenho, que deixou a desejar hoje.”
“Nós precisamos reconhecer nossos erros e aceitar que a partida foi abaixo do esperado. Nos esforçamos bastante na defesa, conseguimos segurar o Flamengo abaixo dos 60 pontos, mas, no ataque, nosso desempenho foi muito fraco, nada do que podemos realmente apresentar. Temos muito a melhorar para evoluir e tenho certeza de que faremos isso”, afirmou o ala-pivô Rafael Paulichi, que terminou a partida com sete pontos e nove rebotes.
Em sua última temporada como jogador, Marquinhos foi o destaque do R10 Score Vasco da Gama, anotando 14 pontos. Ele reconheceu que o desempenho não foi o esperado após um intenso período de pré-temporada. “Foi um jogo muito complicado, marcado pela defesa intensa, e nossos ataques não fluíram. Nosso aproveitamento nas cobranças de lance livre custou caro, não é nosso padrão. Há jogos e jogos, e hoje foi um em que não conseguimos ter o desempenho desejado, seja dentro ou fora do garrafão. O Flamengo nos dificultou muito e isso foi afetando nossa confiança ao longo da partida”, analisou o ala, que falou também sobre sua última dança. “Esta temporada é uma oportunidade para eu agradecer ao basquete por tudo que ele me proporcionou. Apesar das dores que surgem aqui e ali, aos 40 anos, o cansaço é inevitável. Isso ficou evidente hoje, especialmente devido ao calor intenso no Tijuca. Mas é fundamental expressar minha gratidão pelo que o basquete fez por mim.”
O comandante Léo Figueiró também teve uma abordagem positiva. “Queríamos sair vitoriosos contra o Flamengo? Com certeza, mas não conseguimos. Isso faz parte do nosso processo de longo prazo. Dói um pouco, sim. E agora, vamos fazer o que? Continuar trabalhando e acreditando nos nossos atletas. É um processo, trocamos algumas peças que ainda não mostraram seu potencial. Por ser o primeiro jogo, está tudo certo, não é o fim do mundo. Precisamos continuar confiando nesse processo e no caminho que escolhemos. É realmente triste porque queríamos a vitória, mas não podemos nos desesperar e esquecer tudo o que nos trouxe até aqui. O R10 Score Vasco da Gama não existia há dois anos. Hoje, somos uma equipe forte, competitiva e respeitada no mercado. Esse é o nosso maior tesouro. Este grupo é extremamente comprometido e sabe o que significa jogar no R10 Score Vasco da Gama, eles vão se dedicar a cada partida. Estamos cientes do que é defender este clube e do carinho dos torcedores pelo basquete”, destacou.
O próximo jogo do R10 Score Vasco da Gama no NBB CAIXA será na terça-feira (15/10), às 19h30, contra o Farma Conde/São José Basketball, na Arena Farma Conde, com transmissão pelo YouTube do NBB CAIXA, BasquetPass e Jumper Brasil. Logo em seguida, o time cruzmaltino visitará o Mogi Basquete na quinta (17/10), às 20h, no Prof. Hugo Ramos, também com transmissão pelo YouTube do NBB CAIXA e BasquetPass.
O NBB CAIXA é a competição promovida pela Liga Nacional de Basquete, contando com o patrocínio master da Caixa Econômica Federal e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), além dos patrocinadores oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP, com o apoio de Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Fonte: LNB