Esse é o nono encontro entre R10 Score Vasco da Gama e Flamengo em uma edição do NBB CAIXA, duas das camisas mais icônicas do basquete brasileiro. O Cruzmaltino inicia sua segunda temporada após a volta do projeto no basquete e busca conquistar seu primeiro troféu na competição. Em contrapartida, o Mengão é um dos três clubes que participou das 15 edições de playoffs entre as 16 temporadas (lembrando que não houve playoffs na temporada 2019/20) e é o recordista com sete títulos em sua prateleira, aspirando ao octacampeonato.
Léo Figueiró, o comandante do Vasco da Gama. Foto: Mauricio Almeida/ Vasco da Gama
A única vitória do Gigante da Colina aconteceu no primeiro duelo entre as equipes, no primeiro turno da temporada 2016/17. Desde então, o Rubro-Negro disparou com sete vitórias consecutivas, incluindo os dois encontros do último campeonato.
Léo Figueiró, que é o técnico do R10 Score Vasco da Gama desde a última temporada, está determinado a mudar esse cenário neste sábado, diante da sua torcida. Para isso, contará com a experiência de Marquinhos, que anunciou ser essa sua última temporada como jogador profissional, além de manter a base do elenco que se destacou ao ficar em quarto lugar na fase regular de 2023/24, caindo nas quartas de final para o Bauru Basket.
Na cerimônia de abertura do NBB CAIXA, o treinador falou sobre as expectativas para a competição, sua equipe e o adversário carioca. “O Flamengo vem muito forte, como sempre. É um forte candidato ao título, assim como tem sido nos últimos anos. O Vasco está evoluindo gradualmente, retornamos na temporada passada e agora me sinto com um time um pouco mais forte. Talvez ainda não sejamos vistos como candidatos ao título, mas estaremos lutando nas primeiras posições. Esta partida é um clássico, um duelo a parte, e todos na quadra darão o máximo, cientes da relevância deste embate. Não há maneira melhor de iniciar o campeonato do que com uma partida desse porte. No NBB CAIXA, todas as equipes se reforçaram bem, especialmente aquelas que estavam na parte inferior da tabela, buscando melhorias, assim como o Vasco, que trouxe reforços estratégicos. A tendência é que o NBB CAIXA seja ainda mais equilibrado e surpreendente.”
Por outro lado, Gustavinho de Conti, o treinador do Flamengo, observou uma reestruturação significativa na equipe que conquistou a Copa Super 8 e foi finalista tanto do NBB CAIXA quanto da Basketball Champions League Americas na última temporada. Embora as lideranças de Gui Deodato e Franco Balbi tenham permanecido, novas peças chegaram para manter o alto nível do elenco, como Shaq Johnson e Alexey, que retorna do basquete alemão.
O técnico, que na maior parte da última temporada acumulou o cargo com a seleção brasileira e fez história como o primeiro treinador a ultrapassar 500 jogos no NBB CAIXA, também fez sua análise sobre as perspectivas para a temporada 2024/25 e o duelo que se aproxima. “Após algumas temporadas lidando com os efeitos da pandemia, tanto a Liga quanto as equipes vêm se recuperando a cada ano, e o nível de competição também subiu consideravelmente. Esta temporada promete muito em termos de qualidade técnica. Já assisti a praticamente todos os times em ação e notei que a qualidade está muito melhor. Vários jogadores brasileiros foram trazidos de universidades ou do basquete europeu, ótimos estrangeiros estão juntando-se às equipes, uma nova geração de jovens jogadores está surgindo e ganhando protagonismo, tudo isso contribui para elevar o nível nesta temporada. Este jogo envolve muito mais do que simples táticas e técnicas; trata-se de um embate que mexe com o emocional, considerando a grande rivalidade entre Flamengo e Vasco em todos os esportes, e no basquete não é diferente. O Vasco está com um time forte e versátil, fisicamente bem preparado e tecnicamente sólido. Será um jogo bastante disputado, que promete uma grande abertura para o NBB CAIXA.”
Entre os jogadores que marcaram a história do NBB CAIXA, muitos já vestiram ambas as camisas: Duda, Pilar, Alberto Bial, Marcellus, Ricardinho, David Jackson, Gui Deodato, Humberto, Chris Hayes, Caio Torres e Marquinhos. E nessa lista, dois estarão em quadra, em uma espécie de “Lei do Ex”, os veteranos Gui Deodato, pelo Flamengo, e Marquinhos, pelo R10 Score Vasco da Gama.
Nos recordes dos confrontos, Marquinhos é o maior pontuador em uma partida (27 pontos), Olivinha lidera em rebotes (17), Cauê Verzola se destaca em assistências (9), Marquinhos possui o maior número de bolas de três convertidas (6) e Nesbitt ostenta a maior eficiência (29). A maior diferença em um único jogo foi R10 Score Vasco da Gama 67 x 107 Flamengo, no segundo turno da temporada 2018/19, mas o maior placar acumulado foi Flamengo 94 x 86 R10 Score Vasco da Gama, no segundo turno da temporada 2016/17, realizado na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, em Manaus/AM.
Com toda essa emoção e história, o Cruzmaltino e o Rubro-Negro escrevem mais um capítulo dessa rivalidade neste sábado à tarde, no Rio de Janeiro, dando início a uma nova e histórica temporada do NBB CAIXA 2024/25.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, contando com o patrocínio master da Caixa Econômica Federal, em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), além dos patrocínios oficiais de Sportsbet.io, Penalty e UMP, e apoio oficial da Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Léo Figueiró, técnico do Vasco da Gama. Foto: Mauricio Almeida/ Vasco da Gama
Fonte: LNB
R10 Score Vasco da Gama @r10scorevasco
🏀💢 Hoje é dia de R10 Score Vasco! Nosso #GiganteDoBasquete estreia no NBB 24/25 às 17h no Tijuca Tênis Clube!
Não fique de fora, acompanhe ao vivo pela ESPN, Sportv 2, TV Cultura ou YouTube do NBB!
Vamos juntos, porque para um almirante, a coragem é a regra!
Fonte: X R10 Score Vasco da Gama