Este será o nono confronto entre R10 Score Vasco da Gama e Flamengo no NBB CAIXA, apesar de serem duas das camisas mais tradicionais do basquete brasileiro. O Cruzmaltino inicia sua segunda temporada desde a volta do projeto na modalidade e busca conquistar seu primeiro título na competição. Em contrapartida, o Mengão é um dos três clubes que participaram das 15 edições de playoffs em 16 temporadas (não tivemos playoffs na temporada 2019/20) e é o maior campeão com sete títulos, almejando o octacampeonato.
Léo Figueiró, comandante do Vasco da Gama. Foto: Mauricio Almeida/ Vasco da Gama
A única vitória da equipe da Colina contra o Rubro-Negro aconteceu no primeiro duelo entre eles, no primeiro turno da temporada de 2016/17. Desde então, o Flamengo venceu em sete ocasiões seguidas, contando os dois jogos da temporada passada.
Léo Figueiró, à frente do R10 Score Vasco da Gama desde a última temporada, está determinado a encurtar essa diferença no histórico já neste sábado, diante de sua torcida. Para isso, contará com a liderança de Marquinhos, que anunciou que será sua última temporada como jogador profissional, além de manter boa parte do elenco que conquistou o quarto lugar na temporada regular de 2023/24 e parou nas quartas de final frente ao Bauru Basket.
Na cerimônia de abertura do NBB CAIXA, o treinador falou sobre o que esperar para a competição, seu time e do primeiro adversário, que também é rival na cidade. “O Flamengo vem muito forte, como sempre. Candidatos ao título, assim como tem sido nos últimos anos. O Vasco está evoluindo gradualmente, retornamos na temporada passada e agora me parece um pouco mais robusto do que antes. Embora, talvez, não sejamos considerados favoritos ao título, competiremos entre as primeiras posições. Esse é um clássico, um jogo à parte, onde as equipes darão seu máximo, cientes da importância e brilho desse duelo. Não há jeito melhor de iniciar o campeonato do que com um jogo tão grandioso. No NBB CAIXA, todos os times se reforçaram bem, especialmente aqueles na parte de baixo da tabela, buscando algo mais, assim como o Vasco, que conta com reforços pontuais. A tendência é que o NBB CAIXA seja ainda mais equilibrado e imprevisível.”
Por outro lado, Gustavinho de Conti, técnico do Flamengo, viu uma grande mudança no elenco que conquistou a Copa Super 8 e chegou à final do NBB CAIXA e da Basketball Champions League Americas na temporada passada. Com as permanências de Gui Deodato e Franco Balbi, chegaram novos talentos que mantêm o nível do grupo, como Shaq Johnson e Alexey, que retorna do basquete alemão.
O técnico, que na maior parte da última temporada acumulou a função com a de treinador da seleção brasileira e foi o primeiro a ultrapassar a marca de 500 jogos no NBB CAIXA, também compartilhou suas expectativas para a temporada 2024/25 e para o confronto que se aproxima. “Depois de algumas temporadas lidando com as consequências da pandemia, a Liga e os times têm se recuperado a cada ano, assim como o nível de competição. Esta temporada promete muito em termos de nível técnico. Já observei praticamente todas as equipes jogarem e percebi que o nível está muito mais elevado. Vários jogadores brasileiros retornaram de universidades ou do basquete europeu, além de ótimos estrangeiros que chegaram, enriquecendo os elencos. Também é uma geração jovem que surge com maior protagonismo, tudo isso contribui para um aumento do nível nesta temporada. O duelo envolve muito mais do que apenas estratégia e técnica, é uma partida cujo emocional pesa muito, especialmente por ser um Flamengo x Vasco, uma rivalidade imensa em todos os esportes, e no basquete não é diferente. O Vasco apresenta uma equipe sólida, versátil, bem montada fisicamente e tecnicamente. Será um jogo muito difícil, mas que marcará com grande estilo o início do NBB CAIXA.”
Alguns dos craques que fizeram a história do NBB CAIXA já vestiram as duas camisas: Duda, Pilar, Alberto Bial, Marcellus, Ricardinho, David Jackson, Gui Deodato, Humberto, Chris Hayes, Caio Torres e Marquinhos. Dessa lista, dois estarão em campo em uma espécie de “Lei do Ex”, com os experientes Gui Deodato, pelo Flamengo, e Marquinhos, pelo R10 Score Vasco da Gama.
Nos registros do confronto em uma partida, Marquinhos é o jogador que mais pontuou (27), Olivinha teve mais rebotes (17), Cauê Verzola distribuiu mais assistências (9), Marquinhos acertou mais bolas de três (6) e Nesbitt teve a maior eficiência (29). Quanto aos times, a maior diferença foi R10 Score Vasco da Gama 67 x 107 Flamengo, no segundo turno da temporada 2018/19, enquanto o maior placar somado foi Flamengo 94 x 86 R10 Score Vasco da Gama, no segundo turno da temporada 2016/17, jogo que ocorreu na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, em Manaus/AM.
Com toda essa trajetória, o Cruzmaltino e o Rubro-Negro escrevem mais um capítulo dessa rivalidade nesta tarde de sábado, no Rio de Janeiro, ao mesmo tempo que celebram uma abertura grandiosa e histórica do NBB CAIXA 2024/25.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com o patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais da Sportsbet.io, Penalty e UMP, além do apoio oficial da Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Léo Figueiró, técnico do Vasco da Gama. Foto: Mauricio Almeida/ Vasco da Gama
Fonte: LNB