Marquinhos terminou o jogo com 17 pontos, destacando-se ao realizar o arremesso final da partida em sua especialidade: uma bola de três. “Hoje conseguimos jogar um pouco melhor do que na nossa primeira partida contra o Flamengo. Notei um melhor espaçamento, mais arremessos, mais volume de jogo e mais luta nos rebotes. Isso nos deu energia para chegarmos vivos no último quarto e aproveitarmos as oportunidades para sairmos vitoriosos”, analisou o jogador.
Em suas passagens por São José dos Campos, Marquinhos sempre jogou no ginásio Linneu de Moura. Entretanto, após um acordo para o naming rights, o time da cidade está atuando na Farma Conde Arena, que comporta até 5 mil torcedores. O novo lar do Farma Conde/São José Basketball foi elogiado pelo atleta, principalmente por oferecer um ambiente menos complicado.
“A verdade é que uma arena moderna é sempre melhor. Gosto muito de jogar em quadras novas, a arena é linda e impecável. Tem potencial até para ser a sede dos Jogos das Estrelas no futuro. Jogar no Linneu é muito desafiador, a torcida empurra, é um verdadeiro caldeirão. Os jogadores do São José se sentem muito à vontade lá. Com certeza, jogar aqui foi bem mais tranquilo do que no tempestuoso Linneu de Moura”, comentou Marquinhos.
E falando no Linneu de Moura, foi ali que Marquinhos conquistou o campeonato paulista em 2011 com o Pinheiros, sob a batuta de Claudio Mortari. Essa equipe, além de Marquinhos, contava com Olivinha e Shamell. No quarto jogo da série melhor de três, o time da capital venceu por 82 a 79, fechando a série com 3 a 1 e conquistando o título. Marquinhos terminou aquela partida com 16 pontos, quatro rebotes e três assistências.
No NBB CAIXA, o embate mais marcante para Marquinhos foi contra o Flamengo, durante as quartas de final da temporada 2014/15. A equipe rubro-negra, que mais tarde se tornaria campeã ao vencer o Bauru Basket na final, perdeu o quarto jogo para o São José no Linneu de Moura e teve que vencer o quinto e decisivo duelo no Tijuca Tênis Clube para seguir em frente.
“Eu guardo na memória aquela série difícil contra o São José quando jogava no Flamengo, além do título com o Pinheiros. Foram momentos muito legais”, declarou. “A derrota mais difícil foi no ano passado, quando jogamos aqui com o R10 Score Vasco da Gama. O São José fez um grande jogo e anulou nossa equipe”, completou.
Marquinhos sentirá falta do calor da torcida do Linneu de Moura. “É um ginásio menor, mas os torcedores sempre fazem muito barulho. Tenho mais lembranças de vitórias do que derrotas, e sempre fui muito bem recebido aqui. Às vezes, eles se empolgam um pouco, mas é um prazer imenso jogar aqui. Sempre tive respeito da torcida”, afirmou. “É uma sensação ótima estar aqui, numa cidade demais que respira basquete e sempre teve grandes times”, acrescentou.
Por fim, o ala do R10 Score Vasco da Gama comentou sobre como se sente nesta que pode ser sua última temporada como profissional. “Estava quase decidido a parar. Não avancei com a decisão porque foi uma temporada incrível. A energia e o carinho da torcida para com a equipe me motivaram a dar mais um passo este ano, tentando chegar às semifinais e quem sabe sonhar com mais. Temos um longo caminho pela frente e vejo um time de qualidade”, disse Marquinhos. “Claro, ao sair da cama, sinto a lombar doendo, a cabeça, os joelhos, mas nossa resenha diária é tão boa que me dá força para seguir adiante. A quadra fica difícil, algumas vezes sinto dores intensas, mas vamos superando, como fizemos hoje.”
São José dos Campos ainda pode ter a chance de reviver a turnê de despedida de Marquinhos caso o R10 Score Vasco da Gama e o Farma Conde/São José Basketball se enfrentem nos playoffs do NBB CAIXA ou se se cruzarem na Copa Super 8, que acontecerá em janeiro e fevereiro de 2025, envolvendo os oito melhores times do primeiro turno.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com o patrocínio master da Caixa Econômica Federal, em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), sendo apoiada oficialmente por Sportsbet.io, Penalty e UMP, além do suporte de Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Fonte: LNB