Nesta quarta-feira (18/09), o ala-armador de apenas 20 anos foi anunciado como novo reforço do R10 Score Vasco da Gama para a temporada 2024/25 e já se integra ao treinamento sob o comando do técnico Léo Figueiró. Juan se destacou na LDB 2024, quando conquistou o título da Série Bronze jogando pelo Vasco/Tijuca, mas sua relação com o basquete teve início aos 12 anos, bem próximo da sua residência atual.
Juan Nascimento foi campeão da Série Bronze da LDB com o Vasco/Tijuca. Foto: @weslleytremba
“Na minha área, o acesso ao esporte é limitado. O foco aqui é só futebol. O basquete é complicado de encontrar, mas, quando eu tinha 12 anos, tive sorte de construir uma quadra perto da minha casa. Um dia passei por ali e pensei: ‘poxa, que legal, uma quadra de basquete! Vou vir aqui jogar qualquer hora dessas’. Acabei jogando com a galera e me apaixonei pelo esporte”, relatou Juan Nascimento.
O avanço na carreira teve a ajuda do seu tio Roberto. “Ele me levou para a Vila Olímpica de (Duque de) Caxias, onde conheci o Felipe Porto, que percebeu minha agilidade, força física e controle de bola, e me levou para fazer alguns testes”, lembrou o jogador, mencionando o técnico que presenciou sua primeira tentativa frustrada no Tijuca Tênis Clube. “Depois, fui para o Flamengo, passei no teste e comecei minha trajetória no basquete federado, e aqui estou até hoje.”
A grande chance apareceu na LDB 2024. Defendendo o Tijuca/Vasco, Juan teve um desempenho notável, especialmente em um game sensacional contra o União Corinthians, onde teve a chance de mostrar todo seu potencial. O ala-armador fechou a partida com 37 pontos, sete rebotes e quatro assistências, além de 38 de eficiência. Ele acertou 8 de 11 lançamentos de 3 pontos, com um aproveitamento de 73%.
“A LDB foi crucial para ganhar visibilidade e experiência. Muitos jovens compartilham o mesmo sonho e lutam pela mesma oportunidade. Foi muito significativo para mim, pois pude demonstrar tudo o que venho treinando, meu potencial, e acabei recebendo a chance de agregar ao time e eventualmente conseguir uma oportunidade no profissional”, afirmou.
Juan ainda reside perto da quadra onde tudo começou, e agora vive um sonho. As duas horas de ônibus até São Januário para o treino diário e outras duas (ou um pouquinho mais dependendo do trânsito) são apenas detalhes para o ala-armador, que está aproveitando cada instante, especialmente por estar aprendendo com um de seus ídolos: Marquinhos.
“Confesso que até agora sinto que é irreal. Para ser honesto, minha ficha não caiu que treino com ele todos os dias. Ele é uma verdadeira lenda do NBB, uma referência no basquete. Desde pequeno, sempre o vi jogando na televisão aos sábados, quando não tinha aula, e sempre parava para assistir. Vi suas conquistas, como a vitória no mundial e no NBB, e isso é uma grande honra para mim estar treinando com uma lenda assim. Ele tem muito a ensinar, e esta temporada será cheia de aprendizado e crescimento para mim”, concluiu.
O jovem de 20 anos demonstra grande empenho. “Sou muito grato pela oportunidade de vestir essa camisa tão pesada. Tenho grande respeito pela história e pela paixão da torcida vascaína. Vou me dedicar ao máximo para honrar essa torcida e a chance de fazer parte deste time. Queremos alcançar grandes feitos e sonhar alto, é assim que devemos agir”, finalizou Juan Nascimento.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com patrocínio principal da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, sendo uma parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), com apoios de Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP, além do suporte de IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Fonte: LNB