Baseando-se em um forte jogo defensivo e no controle de rebotes, somado às assistências que garantiram ao KTO Minas o terceiro lugar na última temporada, a equipe começou em alta e não deu chance alguma durante todo o primeiro quarto. O conjunto registrou 11 rebotes e cinco assistências, com Montero e Scott Machado brilhando em suas respectivas funções, enquanto o time Cruzmaltino contabilizava apenas nove rebotes e duas assistências, resultando numa leve vantagem de 17 a 13 ao final do período.
O ritmo acelerado das ofensivas fez o R10 Score Vasco da Gama se recuperar, conseguindo igualar o placar em alguns momentos do segundo quarto e até mesmo assumir a dianteira por breves instantes. O KTO Minas, entretanto, buscava sempre o melhor parceiro para um passe extra e o arremesso mais certeiro, especialmente com o armador Scott Machado, que havia acumulado dez pontos e seis assistências na metade do duelo.
Nos momentos em que a pressão se fazia necessária, Marquinhos se destacou pelo Gigante da Colina. No entanto, após igualar em 25 a 25, o KTO Minas detonou uma corrida de 14 pontos, desequilibrando o jogo. O R10 Score Vasco da Gama apagou-se nos últimos cinco minutos do parcial, e o primeiro tempo terminou com o placar em 39 a 25 para os mineiros.
No início do terceiro quarto, os papéis se inverteram, com o KTO Minas não conseguindo marcar por quase quatro minutos e o R10 Score Vasco da Gama aproveitando para reduzir a diferença aos poucos. O ala Humberto foi o responsável por oito pontos, liderando a reação do Cruzmaltino, que venceu o período por 19 a 13. Marquinhos começou a encaixar melhor os passes, cortando os passes mineiros e deixando o marcador em 52 a 44.
Entretanto, a resposta do Vasco foi barrada. O armador argentino Franco Baralle demonstrou por que é um dos principais nomes da sua posição no cenário nacional. Assumindo as rédeas no KTO Minas, anotou 11 pontos e três assistências, contribuindo para duas arrancadas do time no quarto, uma de 11 e outra de 7 pontos, fundamentais para ampliar a vantagem, fechando o período com 24 a 8.
Franco terminou a partida como o cestinha, com 17 pontos, e foi aplaudido pelos companheiros como “MVP”. O argentino celebrou a conquista do primeiro título da temporada. “O objetivo do torneio foi fortalecer a equipe, estas foram nossas primeiras partidas amistosas. Temos muito a melhorar, pois a temporada é longa. Para mim, voltar a treinar com o grupo é essencial; fiz um treino antes do duelo contra o Vasco, foi o único que consegui. Para mim, pessoalmente, é voltar, ganhar tempo de jogo, pegar ritmo; a vitória foi um bônus. O importante era a equipe se solidificar. Temos um ambiente excelente no time, com pessoas e jogadores incríveis, isso ajuda a equipe a evoluir.”
No lado do R10 Score Vasco da Gama, o armador Jamaal, de 39 anos, lamentou a falta de entrosamento entre os companheiros. “Para nós, nesta semana, foi a primeira vez em que conseguimos avaliar o time. Acabei de chegar há duas semanas. Estamos nos adaptando, acho que evoluímos bastante essa semana. Claro que é pré-temporada, mas todos queremos vencer o campeonato. Não estamos satisfeitos com o resultado, mas nosso foco é no NBB CAIXA. Todo respeito ao Minas, que é uma ótima equipe, e sabemos que será uma batalha ao longo de toda a temporada. Estamos no caminho certo, dia após dia, nos preparando para o NBB CAIXA.”
Fonte: LNB