Nesta segunda-feira, completa-se um ano da morte de Roberto Dinamite, aos 68 anos. A partida comoveu os torcedores do Vasco, que prestaram homenagens ao maior ídolo da história do clube.
O ge revisita as homenagens feitas ao eterno Roberto Dinamite, maior ídolo da história do Vasco e um dos maiores jogadores do futebol brasileiro.
Homenagens no Velório
O velório de Roberto Dinamite foi aberto ao público e ocorreu durante nove horas no gramado de São Januário. Estima-se que 50.000 pessoas estiveram presentes.
Homenagens ao redor do mundo
Diversos atletas, clubes e personalidades homenagearam Roberto Dinamite através das redes sociais. Desde os rivais cariocas até o presidente da Fifa, Gianni Infantino, muitos deixaram mensagens lamentando a morte do ídolo do Vasco.
A torcida do Porto, clube português, estendeu uma faixa escrita “Roberto Dinamite é eterno” em um jogo da equipe pela Taça de Portugal. O Vasco agradeceu o carinho nas redes sociais.
Avenida Roberto Dinamite, nº10
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que é vascaíno, anunciou que a rua em frente ao estádio do Vasco, antes chamada de Rua General Almério de Moura, passaria a se chamar Avenida Roberto Dinamite.
A estreia do Vasco no Carioca 2023 foi repleta de homenagens a Roberto Dinamite, maior ídolo do clube. Os jogadores que entraram em campo para enfrentar o Madureira vestiram camisas com uma imagem do ex-jogador e uma fita de luto. Além disso, a camisa de número 10, eternizada pelo ex-atacante, não foi usada.
Minuto 10
Houve uma nova homenagem aos 10 minutos do primeiro tempo durante a estreia. O jogo foi paralisado para uma salva de palmas e cantos da torcida vascaína, mantendo a tradição de gritos a Roberto na torcida do Vasco durante toda a temporada, sempre no minuto 10 do primeiro tempo.
Vasco x Santos
No primeiro turno do Brasileirão, o Vasco e o Santos protagonizaram homenagens a Roberto Dinamite e a Pelé, maior ídolo da história do clube santista, que faleceu em dezembro de 2022.
Payet e a camisa 10
Payet recebeu a camisa 10 das mãos da neta de Roberto Dinamite. Desde a apresentação, o jogador sempre demonstrou estar por dentro da importância de Dinamite para o Vasco. Payet prometeu honrar a camisa 10 do ídolo – e o fez, principalmente na partida contra o América-MG.
O gol de Payet no estilo Roberto
Na arrancada contra o rebaixamento, um dos jogos mais marcantes foi contra o América-MG, em São Januário. No fim da partida, Payet marcou um belo gol de falta, comparado por torcedores do Vasco ao último gol de falta marcado por Roberto Dinamite. Durante a comemoração, Payet apontou para o patch com o rosto de Roberto Dinamite, estampado na camisa do Vasco.
Após o fim do campeonato, Payet disse que “lá de cima” Roberto Dinamite olhou pelo Vasco e ajudou na vitória contra o América-MG.
Filha de Dinamite “sentiu” gol
Após a vitória do Vasco contra o América-MG, Rodrigo, filho de Roberto Dinamite, compartilhou um depoimento nas redes sociais sobre o momento do gol de Payet, no qual afirmou que sua irmã Roberta previu o golaço do francês, que homenageou Dinamite.
Roberto Dinamite é o maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro até hoje, com 190 gols, e é o “Rei dos Clássicos” como o maior artilheiro dos confrontos entre Vasco e Flamengo, Vasco e Fluminense e Vasco e Botafogo.
Roberto conquistou um Campeonato Brasileiro (1974) e cinco Campeonatos Cariocas (1977, 1982, 1987, 1988 e 1992). Maior artilheiro da história do clube com 708 gols em 1.110 jogos, Dinamite seguirá eterno na história do Vasco e no coração de todos os torcedores vascaínos.
Fonte: ge