Essa estratégia foi adotada pela primeira vez em 2020, quando o time escalou jogadores das categorias de base e outros com menos minutos no time principal para uma das primeiras partidas do Carioca. O Jogada10 relembra como foram essas experiências para o Gigante da Colina.
Jogadores comemoram gol do Vasco contra o Boavista em 2024 – Foto: Matheus Lima/Vasco
2020
Com um quadro de aproximadamente 180 mil sócios, as expectativas eram elevadas para 2020. Na estreia do Carioca, o time principal jogou e empatou em 0 a 0 contra o Bangu. Porém, na segunda rodada, a equipe entrou em campo com muitas promessas para o clássico contra o Flamengo, que também mandou um time misto. O resultado foi uma vitória dos Rubro-Negros por 1 a 0 em um Maracanã vazio. Naquele momento, o técnico Abel Braga estava à frente do elenco, sem distinções na preparação do time.
2021
No ano seguinte, o clube realmente utilizou um time alternativo nas duas primeiras rodadas, fornecendo espaço até para o técnico do Sub-20, Diego Siston. Sob seu comando, a equipe somou duas derrotas, perdendo por 1 a 0 para Portuguesa e Volta Redonda, respectivamente.
2023
Após uma temporada de 2022 com o time principal, o Vasco voltou a adotar essa estratégia em 2023. Com a SAF já em operação, o Cruz-Maltino fez uma excursão à sede da parceira 777 Partners, em Miami, para amistosos contra River Plate e Inter Miami.
Enquanto isso, outro grupo de jogadores permaneceu no Rio para as primeiras rodadas do estadual. Sob o comando de Emílio Faro, o Vasco empatou as duas partidas: 0 a 0 contra o Madureira e 1 a 1 contra o Audax, com um gol de Matías Galarza.
2024
No ano seguinte, o time novamente embarcou para o exterior – desta vez para o Uruguai, onde participou de um torneio de verão contra Deportivo Maldonado-URU e San Lorenzo-ARG, terminando com dois empates por 1 a 1. Já a equipe que ficou no Rio finalmente conquistou uma vitória na estreia.
Sob o comando do técnico William Batista, o Cruz-Maltino superou o Boavista em São Januário por 2 a 0, com gols de Capasso e Leandrinho. Na segunda rodada, a equipe começou perdendo por 2 a 0, mas reagiu e conseguiu um empate em um confronto maluco contra o Sampaio Corrêa, terminando 3 a 3, com gols de Barros, Orellano e Paixão. Exceto por Leandrinho, todos os goleadores foram emprestados para outras equipes.
Fonte: Jogada 10
Escreva seu comentário