Como arranjador e multi-instrumentista, Antônio Neves decidiu prestar uma homenagem ao seu time do coração, à apaixonada torcida vascaína e ao ídolo, Roberto Dinamite, por meio deste novo lançamento.
Em colaboração com Glauber Seixas, a música narra um jogo de futebol, com seus momentos de emoção e tensão, culminando na explosão de felicidade das arquibancadas com o tão aguardado gol. Neves, que já trabalhou ao lado de Marisa Monte no álbum “Portas” (2021), explicou como buscou retratar essas nuances em sua composição.
A música traz esse contraste entre a tensão e a leveza do samba, característica marcante do futebol brasileiro. A improvisação presente tanto na música quanto nos lance em campo. A tensão surge em jogadas mal sucedidas, em impedimentos contestáveis, faltas que mudam o rumo do jogo, mas também se transforma em euforia ao ver seu time balançando as redes. Há também um momento de suspense na música, aquele silêncio que antecede um gol, onde todos ficam ansiosos
Antônio Neves, músico vascaíno
Próximo álbum
“Dinamite” é o primeiro single do novo álbum de Antônio Neves, com previsão de lançamento ainda para esse mês. Apesar de transitar por diversos ritmos ao longo de seus quase 20 anos de carreira, o novo trabalho de Neves, que conta com colaborações de sucesso com artistas como Marisa Monte e Alaíde Costa, mergulha de forma mais intensa no samba.
O samba sempre esteve presente na trajetória musical de Neves, desde sua adolescência, quando começou a se apresentar em shows de samba de gafieira no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. A escolha de “Dinamite” como single e abertura do novo disco não foi por acaso. Para o músico, o time está intrinsecamente ligado à sua identidade.
“Me considero um autêntico vascaíno. Há pessoas que mal me conhecem e já perguntam: você é Vascaíno, não é mesmo? Acredito que essa identificação tenha a ver com esse ‘bom humor ácido’. O disco é uma celebração clássica do boêmio carioca. Seja em uma mesa de bar, na praia, no estádio, em uma roda de choro. A ideia foi trazer essa atmosfera para as músicas, sempre brincando com humor e malandragem”, afirmou o músico.
Vasco em 2024
Apesar do tom descontraído e boêmio do álbum, o mesmo não pode ser dito sobre o desempenho do Vasco em 2024. Com uma sequência de cinco jogos sem vitórias e na zona de rebaixamento do Brasileirão, o clube atravessa um momento turbulento, agravado pela troca de técnico após a demissão de Ramon Díaz.
As expectativas dos torcedores vascaínos, incluindo as de Antônio Neves, não são das melhores para o restante da temporada.
“A situação é triste, complicada. Após tantas promessas e supostos investimentos, é decepcionante. Fico pensando em como uma criança consegue torcer para o Vasco nesse cenário. Um time com uma das torcidas mais fiéis, apoiando a equipe mesmo na segunda divisão, vivendo altos e baixos. Realmente lamentável”, desabafou.
A homenagem na música “Dinamite” também busca trazer esperança e relembrar aos vascaínos a grandeza do clube e dos ídolos que já passaram por São Januário.
“Espero que a música traga memórias da era de Dinamite, que não tive a oportunidade de ver jogar, mas pude testemunhar craques como Juninho Pernambucano, Romário, Edmundo. Quem sabe essa canção possa inspirar e contagiar essa nova geração de torcedores”, concluiu Antônio Neves.
Fonte: CNN
DINAMITE
DINAMITE · Antônio Neves
℗ 2024 Mexxe
Released on: 2024-05-10
Fonte: Youtube Antônio Neves – Topic