Gabriel Pec voltou a brilhar no noticiário vascaíno, com o gol que garantiu o empate em 2×2 com o Cruzeiro, no Estádio do Mineirão, em partida atrasada da 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. O atacante-chave marcou seu oitavo gol, ficando atrás apenas de Pablo Vegetti na lista de artilheiros do Vasco no torneio.
O número 11 também contabiliza quatro passes para gol, totalizando 12 participações em gols, o que significa 32% dos gols do Vasco no Brasileirão. Além disso, o jogador vive seu melhor momento aos 22 anos, com 14 gols e cinco assistências em 46 jogos. Esse desempenho fenomenal o coloca no topo da lista de artilheiros do Vasco na década.
Desde 2021, Gabriel Pec marcou 26 gols, superando Germán Cano, com 22, e Nenê, que fez 19 gols, mesmo atuando como meia-atacante e muitas vezes mais distante do gol em comparação com os outros jogadores. Os dados são do Twitter Estude Vasco. Além disso, o número 11 está prestes a quebrar um recorde de Morais, meio-campista que atuou pelo Vasco nos anos 2000.
Ele é o jogador formado pelo Cruzmaltino na categoria Sub-13 com o maior número de gols em uma temporada, tendo marcado 15 vezes em 2006, apenas um a mais do que o atual rendimento do meia-atacante. Gabriel Pec ainda terá mais quatro partidas no final do Brasileirão para igualar ou até mesmo superar Morais nesse aspecto. Confira a pesquisa do jornalista André Garone abaixo.
Jovens talentosos da base com mais gols em 1 ano pelo Vasco
* Jogadores sub-23 formados neste século
- 1º – Morais – 15 gols em 2006
- 2º – Gabriel Pec – 14 gols em 2023*
- Souza – 14 gols em 2002
- 4º – Thalles – 13 gols em 2016
- Alan Kardec – 13 gols em 2008
O número 11 tem sido essencial para o Vasco, que luta para se manter na Série A do Brasileirão, com gols e assistências cruciais. A irregularidade ainda gera críticas da torcida, mas a situação mudou bastante desde o início da temporada. O jovem tem conquistado seu espaço e o respeito de muitos torcedores, principalmente por sua dedicação em campo.