Prestes a completar dois meses como treinador do Vasco, Ramon Díaz já está firmado no clube. Em sete partidas com o técnico argentino, o time conquistou 8 pontos, o que corresponde a um aproveitamento de 38,1%. Embora seja baixo, é mais do que o dobro do rendimento de Maurício Barbieri, que em 11 jogos somou apenas 6 pontos, resultando em um aproveitamento de 18,2%.
A evolução com Ramon Díaz
Se o Vasco tivesse o mesmo desempenho desde o início do Campeonato Brasileiro, estaria ocupando a 15ª posição, já que o Goiás possui um aproveitamento de 37%. No entanto, como os resultados não foram bons no início, o Cruz-Maltino precisará de uma recuperação para escapar do rebaixamento. Felizmente, o desempenho recente da equipe indica que isso pode ser possível.
Nos dois primeiros jogos sob o comando de Ramon Díaz, o Vasco perdeu para o Atlético-PR e o Corinthians, ainda sem contar com todos os reforços disponíveis. A partir da terceira partida com o argentino no comando, o time venceu o Grêmio, com Robson atuando na lateral, Medel na zaga, Paulinho como titular e a estreia de Vegetti. Foi a primeira vez que todos esses jogadores atuaram juntos.
Desde então, o Vasco conquistou 8 pontos em 15 disputados, o que representa um aproveitamento de 53,3%. Ainda faltam 17 jogos para o Cruz-Maltino, com 51 pontos em jogo. Se a equipe mantiver o mesmo desempenho recente, poderá somar cerca de 27 pontos, chegando a um total de 44. Com essa pontuação, a probabilidade de rebaixamento é de 4,2%, de acordo com cálculos da Universidade Federal de Minas Gerais.
O aproveitamento recente foi conquistado mesmo sem a presença de Payet, principal contratação do Vasco nesta temporada. O francês estreou no segundo tempo do empate com o Bahia, mostrou qualidade e traz confiança para o técnico Ramon Díaz assegurar a permanência do Cruz-Maltino na Série A.
O recado para todos, incluindo a torcida do Vasco, é o seguinte: o Vasco não vai cair, vamos lutar. Podem tentar o que quiserem, mas o Vasco não será rebaixado. Vamos lutar até o fim, aconteça o que acontecer – declarou Ramon Díaz após o jogo contra o Bahia.
No sábado (16), o Vasco enfrenta o Fluminense no estádio Nilton Santos. Será o primeiro clássico de Ramon Díaz no comando do Vasco. Em seguida, o Cruz-Maltino terá uma sequência de confrontos diretos na batalha contra a degola, enfrentando Coritiba, América-MG e Santos.
Fonte: Lance!