Um dos jogadores mais em evidência no Vasco, durante a sequência inédita de três jogos sem perder, é Zé Gabriel. O volante sempre foi alvo de muitas críticas dos torcedores, mas sob o comando de Ramón Díaz, tem se destacado. Aos poucos, está conquistando a confiança de que pode se tornar o “camisa 5” tão procurado em São Januário.
Comparação com craques europeus
Após a sua última atuação, os torcedores vascaínos têm se divertido nas redes sociais, criando comparações entre Zé Gabriel e grandes jogadores da posição, como o brasileiro Casemiro, o alemão Gündoğan, o alemão Toni Kross e o croata Modric. Essas comparações são feitas de forma descontraída, mas mostram uma grande evolução para um jogador que era chamado de “Zé Delivery” desde sua passagem pelo Internacional.
Valorização do Zé Gabriel no time
A contratação de Gary Medel tinha como objetivo resolver o problema do meio-campo defensivo. No entanto, a comissão técnica decidiu testar o chileno na zaga, ao lado de Léo, e essa mudança tem funcionado bem. Com isso, Zé Gabriel ganhou espaço novamente, deixando Barros e Jair para trás, que revezaram durante o péssimo desempenho do time no primeiro turno.
Na última vitória contra o Atlético no Maracanã, Zé Gabriel cometeu apenas um erro de passe e foi muito eficiente na marcação, demonstrando bom posicionamento central e ajudando na defesa. Desde que ele voltou a jogar, o Vasco sofreu apenas um gol, nos minutos finais do primeiro tempo contra o RB Bragantino.
Discurso emocionante do Zé Gabriel
No vestiário do Maracanã, Zé Gabriel quis fazer um pronunciamento e elogiou a determinação do lateral Gabriel Dias, que se lesionou novamente após uma recuperação de 13 meses de uma cirurgia no joelho. O jogador ficou emocionado (veja o vídeo no final da matéria). A liderança do Zé Gabriel, mesmo com apenas 24 anos, é outra qualidade que vem se destacando. Antes da partida, ele já havia dedicado a vitória à torcida, que lotou o estádio.
“Estamos nos acostumando a vencer, mas sempre com trabalho durante a semana, sem se acomodar. Não podemos achar que está tudo bem, porque ainda não está. Não podemos nos sentir confortáveis. Sabemos o que queremos alcançar e onde podemos chegar. Temos que continuar!”, disse Zé Gabriel.
Recuperação de jogadores renegados por Ramón
Além de Zé Gabriel, outros jogadores estão ressurgindo de forma surpreendente nessa nova fase da equipe. Buscando mais consistência defensiva, Ramón Díaz escalou o zagueiro Robson Bambu como lateral-direito nas últimas três partidas. Embora não seja habilidoso com a bola nos pés, pelo menos o jogador evita exposição do time pelo seu setor, algo que ocorria frequentemente sob o comando de Maurício Barbieri.
O antigo titular, Puma Rodríguez, vinha tendo atuações ruins, principalmente na marcação. Por isso, sequer foi relacionado para o jogo contra o Atlético. Com mais uma lesão de Gabriel Dias e a falta de confiança em Paulo Henrique, outra opção, é provável que Robson Bambu continue no time titular.
Os próximos desafios do Vasco para sair da zona de rebaixamento serão contra o Palmeiras, domingo, no Allianz Parque, e diante do Bahia, também fora de casa, na semana seguinte.
Fonte: Jogada 10