No começo deste sábado, o América de Minas Gerais se pronunciou sobre um acontecimento inusitado. Segundo a ESPN, o clube recebeu várias transferências eletrônicas vindas de celulares com DDD 21, do Rio de Janeiro, na sexta-feira (1°), incluindo uma de R$ 200.
Tudo isso aconteceu por causa de uma campanha que surgiu nas redes sociais motivada pela luta contra a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.
O comediante Dihh Lopes, torcedor do Santos, se comprometeu a transferir R$ 20 mil para o jogador do América de Minas Gerais que fizesse um gol hipotético da vitória contra o Bahia.
Entusiasmados com a ideia, torcedores do Vasco aderiram e começaram a enviar dinheiro para ajudar o América de Minas Gerais a conquistar a vitória.
Em um comunicado, o clube afirmou que “rejeita veementemente a iniciativa de torcedores de outros clubes interessados no resultado do jogo do América” e que “o envio para contas bancárias do América fere de maneira irrefutável os princípios éticos do clube, marcados pela transparência, respeito às regras e integridade de seus dirigentes, assim como a dedicação e honestidade de seus atletas no exercício de suas funções”.
O América de Minas Gerais também assegurou que “os recursos recebidos serão direcionados para ações sociais”.
Leia abaixo o comunicado emitido pelo América de Minas Gerais
“O América Futebol Clube, ciente do potencial das redes sociais para difundir de forma expressiva e, às vezes, graves, os conteúdos publicados, rejeita veementemente a iniciativa de torcedores de outros clubes interessados no resultado do jogo do América diante do Bahia, que ocorre neste domingo, às 18h30, na Arena Independência.
O envio de transferências eletrônicas para contas bancárias do América fere de maneira irrefutável os princípios éticos do clube, marcados pela transparência, respeito às regras e integridade de seus dirigentes, assim como a dedicação e honestidade de seus atletas no exercício de suas funções.
Os recursos recebidos, ainda que não significativos, serão direcionados para ações sociais, devido à complexidade em devolvê-los aos emissores”.
“SOMOS A FAVOR DE MAIS ÉTICA NO FUTEBOL”
Já rebaixado, o América de Minas Gerais, teoricamente, não teria motivos para se empenhar no Brasileirão. A campanha dos torcedores seria um estímulo para a equipe vencer um jogo crucial para os times na parte inferior da tabela.
Atualmente, o Bahia está em 17º lugar, o primeiro na zona de rebaixamento, com 41 pontos.
O Vasco está em 16º, com 42 pontos, e o Santos tem 43 pontos, na 15ª posição.
Na próxima rodada, o América de Minas Gerais enfrentará o Bahia, o Santos visitará o Athletico-PR e o Vasco irá a Porto Alegre para enfrentar o Grêmio, todos os jogos marcados para domingo (3), às 18h30 (horário de Brasília).
Fonte: ESPN