Entre 2025 e 2029, o serviço de streaming da Amazon irá transmitir uma partida da LFU a cada rodada, sempre com um time jogando em casa. Isso resulta em um total de 190 partidas ao vivo e exclusivas, sem nenhum custo extra para os assinantes da plataforma.
“Após o sucesso da Copa do Brasil, conquistar os direitos de transmissão do Brasileirão foi um objetivo primordial para a Amazon. Queremos incrementar nossa oferta de conteúdo esportivo exclusivo no Brasil, que tem atraído um grande público para nossa plataforma durante as transmissões”, afirmou Paulo Koelle, diretor do Prime Video na América Latina, em uma entrevista especial à EXAME. “A Copa do Brasil é crucial, sem dúvida, mas o Brasileirão é o torneio mais relevante, aquele que realmente capta a atenção dos torcedores. E a LFU reúne os clubes mais importantes do país, portanto, é um investimento que vale a pena”.
Entre os clubes da LFU, destacam-se equipes como Corinthians, Vasco, Cruzeiro, Internacional, Fluminense, Botafogo, Fortaleza, Athletico-PR, Criciúma, Juventude, Cuiabá e Atlético-GO. Caso outros times da LFU, como Amazonas, América-MG, Avaí, Botafogo-SP, Ceará, Chapecoense, Coritiba, CRB, CSA, Figueirense, Goiás, Ituano, Londrina, Mirassol, Novorizontino, Operário-PR, Ponte Preta, Sport, Tombense e Vila Nova, consigam subir para a Série A durante o período do acordo, também serão transmitidos pelo Prime Video.
Além do Prime Video, a Record TV e o YouTube também possuem os direitos de transmissão da LFU. Já a Libra, que conta com clubes como Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Santos, Atlético Mineiro, Grêmio, Bahia e Red Bull Bragantino, firmou um acordo de transmissão com a Rede Globo e suas plataformas até 2029.
**Qualidade de Exibição**
Quem já acompanha os jogos da Copa do Brasil no Prime Video deve ter percebido que, em algumas situações, o vídeo pode apresentar uma resposta mais lenta em comparação a outros meios de transmissão. Segundo Koelle, essa questão está nos planos do serviço de streaming, que está desenvolvendo novos testes para minimizar esse “atraso”.
“Temos uma equipe de tecnologia, chamada ‘video delivery’, que opera com esse objetivo globalmente. Entendemos que a audiência de esportes possui expectativas diferentes em relação à de filmes e séries, pois todos precisam estar conectados ao mesmo tempo. Este time está trabalhando atualmente no Brasil em uma tecnologia que visa reduzir esse atraso, embora ainda dependa do dispositivo utilizado pelos clientes para assistir aos jogos”, explicou o diretor. “Estamos bastante avançados nisso, e essa nova ‘técnica’ que estamos aperfeiçoando não só reduz o delay, mas também entrega um sinal rapidamente e, ao mesmo tempo, tenta sincronizar os dispositivos”.
**Futebol no Streaming**
O Prime Video já detém os direitos de transmissão da Copa do Brasil desde 2022, proteção que se estenderá até 2026. Além do futebol, a plataforma exibirá jogos da NBA pelos próximos 11 anos, conquistando um público fiel no Brasil.
“Os jogos da Copa do Brasil figuram entre as maiores audiências diárias do Prime Video nas datas dos jogos”, destacou Koelle. “Já contamos com uma audiência de 20 milhões de pessoas apenas no Brasil, e com o Brasileirão, esperamos que esse número aumente ainda mais, como tem ocorrido diariamente”.
Além dos serviços esportivos disponíveis na assinatura padrão de R$ 19,90, há também a oportunidade de adicionar assinaturas de outras plataformas e canais, como o Premiere, ao pacote.
“O acesso a esportes no Prime através de parcerias com outras assinaturas tem sido uma excelente forma de estabelecer colaborações. Não importa o quanto oferecemos de conteúdo esportivo, assim como para séries e filmes, sempre haverá outras opções que os clientes desejam ver fora do Prime. Essa é a realidade de qualquer serviço de streaming ou emissora de televisão hoje em dia; ninguém consegue centralizar todo o conteúdo que o cliente gostaria de ver”, argumentou o diretor. “O fato de conseguirmos trazer uma parte desse conteúdo para o Prime e oferecer aos clientes a possibilidade de se aprofundar nas suas paixões – seja pelo nosso serviço original ou dos nossos parceiros – é benéfico para todas as partes envolvidas”.
**Negócio Lucroso**
No ano anterior, o total de receitas dos 20 clubes de futebol que mais faturam no Brasil alcançou impressionantes R$ 8,9 bilhões, o maior montante já registrado na história, de acordo com um levantamento da consultoria Sports Value. A maior parte dessa receita está relacionada a transferências de jogadores e marketing, com R$ 3,2 bilhões provenientes dos direitos de transmissão.
Com a exibição via streaming, os jogos alcançaram novas audiências em diferentes países fora do Brasil. O Brasileirão, por exemplo, ganhou popularidade na Argentina, Portugal, Espanha, Estados Unidos e Inglaterra.
Fonte: Exame