O Vasco, através do novo comandante do futebol, Alexandre Mattos, sondou informações do defensor Junior Alonso, ex-Galo, e recebeu a informação de que ele deseja deixar o futebol russo. Atualmente atuando no Krasnodar-RUS, o jogador paraguaio entrou na mira do Cruz-Maltino, que irá oficializar nos próximos dias uma proposta pelo zagueiro.
Alonso é um desejo antigo do Vasco. No começo do ano, o atleta chegou a dialogar com a diretoria, através do antigo encarregado, Paulo Bracks, porém teve a contratação vetada pela 777 Partners, detentora de 70% da SAF do clube. Naquele momento, mesmo com o aval do então treinador Maurício Barbieri, a empresa norte-americana optou por investir em atletas mais jovens com potencial de transferência.
Agora, com a chegada de Mattos e o conhecimento do gestor em relação ao jogador, o Vasco irá intensificar as negociações para adquirir Alonso em definitivo. Aos 30 anos, o zagueiro se destacou no Galo durante a conquista dos títulos do Brasileirão e da Copa do Brasil de 2021, permanecendo emprestado em 2022 na equipe mineira.
Foi o próprio Mattos, aliás, que trouxe o paraguaio, oriundo do Lille-FRA, em 2020 para atuar no clube. A informação sobre o interesse foi divulgada primeiramente pelo ge.com e confirmada pela reportagem da Itatiaia. Oficialmente, o Vasco ainda não formalizou a proposta, porém já está ciente dos valores envolvidos.
O clube foi informado por pessoas próximas ao jogador que ele deseja abandonar o futebol russo, mesmo sendo titular. O último jogo do zagueiro foi em 10 de dezembro. O Campeonato Russo só retornará em março. Além disso, o nome de Alonso foi levado à comissão técnica de Ramón Díaz, que prontamente o aprovou.
Alonso se destacava no Cerro Porteño-PAR quando Díaz comandava a Seleção Paraguaia, por isso o treinador observa e conhece bem as habilidades do defensor. Por ora, o Krasnodar já indicou que estaria disposto a liberar o atleta por cerca de R$ 8 milhões, porém o Vasco estudará uma composição para apresentar uma oferta ao zagueiro.
Em sua passagem pelo Atlético, Alonso acumulou 133 partidas, tendo balançado as redes duas vezes. No início de 2022, ele foi transferido para os russos por cerca de R$ 47 milhões. Em solo russo, ele contabiliza 38 jogos e um gol.
Fonte: Itatiaia