O motivo dessa incerteza é que a ampliação do Luso-Brasileiro ainda está em andamento e restam apenas três meses para o Vasco dar o pontapé inicial na próxima temporada. A gestão lusitana almeja que o estádio da Ilha receba os eventos do Cruzmaltino como mandante já em 2025, mas será necessário acelerar as obras para garantir que tudo esteja pronto nas primeiras rodadas do Campeonato Carioca.
O Estádio Luso-Brasileiro deve ser ampliado para comportar até 18 mil torcedores, uma capacidade similar à de São Januário. No entanto, para eventos de grande porte, outra alternativa será essencial. A utilização do Maracanã deve ocorrer apenas em situações excepcionais, como clássicos, uma vez que a administração do estádio é feita pelos rivais Flamengo e Fluminense. Aliás, a disputa pela concessão do estádio, que teve também a participação do Vasco, resultou em desavenças entre as partes envolvidas.
Apesar de não querer atuar longe do Rio de Janeiro, a diretoria do Vasco está atenta a outras opções fora do estado. Um dos locais avaliados é o Estádio Kléber Andrade, em Cariacica (ES). Até que São Januário feche as portas para a reforma, o Vasco ainda deverá jogar pelo menos mais seis vezes no estádio. O próximo duelo está marcado para o dia 19, contra o Atlético-MG, pelo jogo de volta das semifinais da Copa do Brasil.
Estádio Luso-Brasileiro (Foto: Sérgio Santanna)
Fonte: Rádio Tupi