Sendo o substituto natural de Vegetti, o atacante de 25 anos terá, muito provavelmente, sua segunda chance como titular desde que chegou ao Vasco – ele iniciou a partida em sua estreia, no jogo de ida da semifinal do Campeonato Carioca, contra o Nova Iguaçu. Uma estreia com Álvaro Pacheco.
Assim como o técnico, o atacante tem origem no futebol português, onde atuou pelo Casa Pia por duas temporadas. Os dois tiveram um confronto em Portugal: o ge conta agora quando o atacante foi determinante contra o treinador.
Em 24 de fevereiro deste ano, Vitória de Guimarães e Casa Pia se enfrentaram pela 23ª rodada do Campeonato Português. O embate ocorreu no Estádio Dom Afonso Henriques, morada do Vitória.
A equipe comandada por Álvaro Pacheco buscava se manter no topo da tabela e retomar o caminho das vitórias após uma sequência de empates com Benfica e Portimonense. Por sua vez, o Casa Pia, em sua segunda temporada consecutiva na elite, lutava para garantir sua permanência na primeira divisão.
Sob o comando de Clayton, o Casa Pia se impôs mesmo atuando como visitante e construiu a vitória por 2 a 0 ainda na etapa inicial. Logo aos três minutos do jogo, o atacante brasileiro aproveitou um passe dentro da área e mandou para o fundo das redes do goleiro Charles Silva, abrindo o placar (confira o gol no vídeo que inicia a matéria).
Aos 34 minutos, Clayton proporcionou outro gol para um companheiro brasileiro da equipe, o atacante Pablo Roberto, que invadiu a área, se enrolou num primeiro momento, mas depois finalizou com qualidade, ampliando a vantagem. Com um gol e uma assistência do atacante que atualmente veste a camisa do Vasco, o Casa Pia derrotou o Vitória de Guimarães de Álvaro Pacheco e se distanciou ainda mais da zona de rebaixamento.
Na competição, o Casa Pia encerrou sua participação na nona posição, somando 38 pontos – mesmo saindo antes do término do campeonato, Clayton foi o artilheiro da equipe, com oito gols. Enquanto o Vitória, com 63 pontos, terminou na quinta colocação.
No Vasco, Clayton disputou até o momento sete partidas e ainda não balançou as redes. O próximo desafio do Vasco está marcado para esta quarta-feira, diante do Juventude, às 20h (horário de Brasília), no Alfredo Jaconi.
Fonte: ge (texto), Youtube VSPORTS – Liga Portugal (vídeo)