No ano anterior, tanto o Bahia quanto o Vasco garantiram sua permanência na elite do futebol brasileiro apenas na última rodada, já em dezembro. Quase um ano depois, os clubes se encontram na fase final de um Brasileirão bem mais tranquilo, com alvinegros e tricolores figurando no G-10 e mirando uma vaga na Libertadores de 2025.
Rafael Paiva, comandante do Vasco, e Rogério Ceni, treinador do Bahia — Foto: Infoesporte / ge
Como estão os times
O Vasco teve um desempenho irregular ao longo do Campeonato Brasileiro, mas não passou pelo sufoco de 2023. O Cruz-Maltino chegou a ficar três rodadas na zona da degola, todas no primeiro turno, mas também esteve entre os dez primeiros em outras onze ocasiões.
Dentro de campo, o Cruz-Maltino enfrentou desafios, incluindo as saídas de Ramón Díaz e Álvaro Pacheco no primeiro semestre, mas desde que Rafael Paiva assumiu, a equipe encontrou um ritmo mais tranquilo, alcançando as semifinais da Copa do Brasil.
As maiores turbulências do clube carioca ocorreram fora de campo. Em maio, a 4ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro retirou a administração do clube das mãos da 777 Partners, resultando em um litígio em busca de um novo comprador para a SAF.
Por outro lado, o Bahia fez uma campanha ainda mais sólida dentro de campo, mantendo-se longe da zona de rebaixamento desde o início do Brasileirão. O Tricolor ocupou 27 das 30 rodadas disputadas até agora entre os sete primeiros e chegou a figurar no G-4.
A estabilidade do Bahia no campo é reflexo de uma equipe que enfrentou menos conflitos, tanto dentro quanto fora das quatro linhas. Desde o final do ano passado, Rogério Ceni dirige o Tricolor, implementando sua proposta de jogo.
O confronto entre as equipes nesta segunda-feira ganhou uma nova dimensão após a vitória do Vasco sobre o Cuiabá, na última sexta-feira. Em sétimo lugar, o Tricolor soma seis pontos a mais que o clube carioca, que ocupa a 10ª posição.
Vasco e Bahia se enfrentam às 21h de hoje (horário de Brasília), em São Januário. Enquanto a partida não inicia, aproveite para usar o simulador do ge e projetar a reta final do Campeonato Brasileiro.
Fonte: ge