Ao lamentar a atuação da arbitragem no empate em 2 a 2 diante do Corinthians, na partida pela 19ª rodada do Brasileirão nesta quinta-feira (25), Renato Gaúcho disparou críticas à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pela gestão da competição.
O treinador argumentou que o Grêmio vem sendo prejudicado pelas dificuldades enfrentadas devido às tragédias que afetaram o estado do Rio Grande do Sul ao longo deste ano. Com a impossibilidade de atuar em seu estádio e passando por longas viagens, a equipe gaúcha se encontra na zona de rebaixamento.
Na próxima rodada, o Grêmio terá pela frente o Vasco, que não entrou em campo na última rodada devido ao compromisso do Cuiabá pela CONMEBOL Sul-Americana.
“Mais uma vez o Grêmio deixou escapar dois pontos aqui. O que mais posso dizer? O Corinthians, mais uma vez, não precisava disso. Isso é vergonhoso para o futebol nacional e para a CBF. O presidente da entidade está onde? Em Paris, enquanto os problemas acontecem aqui no Brasil. Como lidar com essa situação? Seguir trabalhando contra tudo e contra todos, essa é a realidade. É lutar contra a correnteza”, desabafou o técnico.
“Agora teremos que jantar no vestiário, seguir para o aeroporto e pegar um voo programado para as 2h da madrugada com destino a Chapecó. Não sabemos a que horas chegaremos, nem quando o grupo conseguirá descansar, mas quem se importa com isso? O Vasco não jogou durante a semana, está descansando tranquilamente. Enquanto isso, o Grêmio atuou na quinta-feira e jogará novamente no domingo, e a CBF parece não se importar, como sempre. Temos que nadar contra a correnteza. Trabalhamos incansavelmente para colher os frutos nos jogos, mas o que colhemos? Isso, essa vergonha toda”, concluiu Renato.
Em relação ao VAR, o técnico gremista não economizou críticas aos árbitros responsáveis pelo sistema. Ele chegou a chamar esses profissionais de ‘idiotas’.
“O VAR é complicado, difícil de entender. Eles têm as ferramentas, mas não sabem utilizá-las. Ou então, estão agindo de má fé. Cada um tem sua opinião. Os treinadores e jogadores se manifestam e são julgados, e aí vemos alguns ‘idiotas’ no VAR cometendo erros grotescos e, após, são designados para outras partidas. Às vezes, estão até mesmo apitando em campo. E agora, como proceder? Nosso presidente da CBF está em Paris, enquanto nos deparamos com esse festival de absurdos. A cada rodada, vemos uma ou mais situações lamentáveis. O Corinthians é uma equipe grande, não merece passar por isso, não é culpado de nada”, declarou o técnico.
A comentarista de arbitragem dos canais ESPN, Renata Ruel, concordou que o Grêmio tem motivos para reclamar da arbitragem, especialmente pela marcação do pênalti a favor do Corinthians.
No embate, Rodrigo Ely e Villasanti balançaram as redes para o Grêmio, enquanto Yuri Alberto, em cobrança de pênalti, e Garro marcaram para o Corinthians.
Com o resultado, o Corinthians chegou aos 19 pontos, ocupando a 14ª posição na tabela. Já o Grêmio está com 15 pontos, na 17ª colocação.
Próximos compromissos do Corinthians:
Atlético-MG (F) – 28/07, 19h (de Brasília) – Brasileirão
Grêmio (C) – 31/07, 21h30 (de Brasília) – Copa do Brasil
Juventude (C) – 04/08, às 16h (de Brasília) – Brasileirão
Próximos jogos do Grêmio:
Vasco (C) – 28/7, 16h (de Brasília) – Brasileirão
Corinthians (F): 21h30 (de Brasília) – Copa do Brasil
Athletico-PR (F) – 04/08, às 16h (de Brasília) – Brasileirão
Fonte: ESPN Brasil