Está com saudade desse trio, torcedor vascaíno? O ge compilou os números desses jovens jogadores em solo europeu ao longo de sua primeira temporada fora do Brasil.
Andrey Santos
O meio-campista foi o primeiro a deixar o Vasco. Transferido para o Chelsea em janeiro de 2023, porém, Andrey retornou ao clube em março devido a questões de visto para atuar na Inglaterra. O empréstimo de três meses foi uma solução para o jogador manter o ritmo de jogo antes de partir para a Europa.
Entretanto, de acordo com o próprio atleta, sua volta não correspondeu às expectativas. Com o Vasco em uma fase complicada no primeiro semestre de 2023, Andrey lamentou que seu desempenho não foi como gostaria.
Na Europa, os primeiros meses também foram desafiadores. Andrey Santos foi emprestado pelo Chelsea ao Nottingham Forest, onde teve poucas oportunidades. Foram apenas dois jogos vestindo a camisa do clube inglês. Posteriormente, o Chelsea solicitou o retorno do jogador após seis meses e o emprestou mais uma vez, desta vez ao Strasbourg, clube francês filial dos Blues.
No Strasbourg, sob a orientação de Patrick Vieira, Andrey Santos se destacou. Dos 11 jogos que disputou, foi titular em nove e balançou as redes uma vez. O meio-campista foi eleito o jogador do mês de abril da equipe francesa e o melhor jogador jovem do campeonato no mesmo mês. Agora, o destino do ex-jogador do Vasco será decidido pelo Chelsea — a possibilidade de um novo empréstimo não está descartada.
Eguinaldo
Transferido pelo Vasco do Artsul quando ainda estava na base, o atacante foi adquirido pelo Shakhtar Donetsk em julho de 2023. Inicialmente, Eguinaldo não teve muitas chances no time ucraniano, no entanto, ao longo da temporada conseguiu conquistar seu espaço e se tornou um reserva bastante utilizado.
Ao todo, foram 21 partidas e quatro gols anotados na temporada 2023/2024, na qual sagrou-se campeão ucraniano e conquistou a Taça da Ucrânia. Eguinaldo balançou as redes duas vezes no campeonato nacional, uma na Europa League, e marcou um gol na Champions League, durante o confronto contra o Porto, em Portugal, na fase de grupos.
Marlon Gomes
Parceiro de Eguinaldo tanto na base quanto no time principal do Vasco, Marlon Gomes também seguiu rumo ao Shakhtar Donetsk. O meio-campista da seleção brasileira sub-20 chegou na segunda metade da temporada, no final de fevereiro, porém, só estreou no final de março devido a uma lesão sofrida no Pré-Olímpico pela Seleção.
Após cinco jogos saindo do banco de reservas, Marlon Gomes alcançou seu primeiro jogo como titular na Europa contra o LNZ Cherkasy, contribuindo com uma assistência na vitória por 3 a 0. Na partida seguinte, diante do Chornomorets, marcou um hat-trick, incluindo um gol espetacular. Confira no vídeo abaixo.
O meia encerrou sua primeira temporada na Europa com 13 partidas pelo Shakhtar, marcando quatro gols e realizando uma assistência. Além disso, Marlon Gomes conquistou o título ucraniano e a copa nacional.
E quanto ao Pec?
Você deve estar se perguntando sobre Gabriel Pec, que deixou o Vasco rumo ao Los Angeles Galaxy, nos Estados Unidos, nessa temporada. No entanto, o calendário da Major League Soccer (MLS) é semelhante ao do Brasileirão, e o campeonato ainda está em andamento. Em 16 jogos, o atacante formado nas categorias de base do Vasco tem se destacado, com quatro gols e seis assistências pela equipe.
Fonte: ge