Nesta segunda-feira (13), a série “A Mão do Eurico” estreou na Globoplay. O primeiro capítulo apresenta o crescimento da rivalidade entre Vasco e Flamengo durante a década de 80, principalmente devido a Roberto Dinamite e ao Campeonato Carioca de 1981.
Após a saída de Roberto para o Barcelona, o ídolo do Vasco, insatisfeito com sua passagem pelo clube catalão, desejava retornar ao Brasil. O Flamengo foi o primeiro clube a negociar com o atacante. Apesar de o acordo estar praticamente fechado, Eurico interferiu.
O dirigente viajou à Espanha e pessoalmente contratou Dinamite, rasgando o contrato que o atacante tinha com o Flamengo e garantindo seu retorno a São Januário em 1980.
Em seu retorno ao Vasco, Roberto marcou cinco gols na vitória por 5 a 2 sobre o Corinthians, consagrando-se como o maior jogador da história do clube.
Em 1981, Flamengo e Vasco, liderados por Zico e Roberto respectivamente, disputaram o Campeonato Carioca. Na final, o Vasco precisava vencer três jogos para ser campeão, já que o Flamengo havia vencido dois dos três turnos do torneio. No primeiro jogo, Dinamite decidiu com dois gols. No segundo, marcou o gol da vitória nos minutos finais.
Com duas vitórias do Vasco, o terceiro jogo aconteceu no Maracanã, com 169 mil torcedores presentes. O Flamengo abriu 2 a 0, mas o Vasco diminuiu a vantagem, e após a confusão causada por um invasor, o Flamengo acabou sagrando-se campeão.
A rivalidade permaneceu intensa, e em 1982, Vasco e Flamengo decidiram mais uma final. Em um triangular com América, Flamengo e Vasco, os rivais garantiram vaga na decisão. No jogo, Marquinho fez o gol do título para o Gigante da Colina.
Fonte: Lance!