No começo do Brasileirão, o Vasco, liderado por Barbieri, era um time fraco. Com uma sequência terrível de oito derrotas consecutivas, a equipe já estava se preparando para sofrer na Série B por mais uma temporada. Após sua saída, após a derrota para o Goiás, o Vasco sofreu mais três jogos com William Batista antes de finalmente fechar com Ramón Díaz.
Início instável
Ao chegar, Ramón Díaz logo percebeu que teria muito trabalho a fazer. Em sua estreia, contra o Athletico, identificou as fraquezas da equipe. Nos jogos seguintes, foram nove vitórias em 18 jogos, alcançando um aproveitamento de 50%.
Ao assumir em agosto, o Vasco tinha apenas nove pontos. Agora, 19 jogos depois, já foram somados 40. Neste período, foram apenas cinco derrotas!
Uma base sólida para o Vasco
Desde que assumiu, o técnico argentino utilizou principalmente o esquema 4-1-4-1 como formação preferida. Tendo Medel, Maicon, Paulinho Paula e Vegetti como a espinha dorsal da equipe, todos contratados na janela do meio do ano, Díaz revolucionou, especialmente após a vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio, em São Januário.
Além destes, valorizou o jogo de Lucas Piton, Léo Jardim e Gabriel Pec, este último vivendo a melhor temporada da carreira em 2023. Caso sua permanência seja confirmada, Ramón pode ser um trunfo do clube nas contratações para a próxima temporada. Dessa base sólida, quem também se destaca é o craque francês Payet, responsável direto por seis pontos do Vasco, nos triunfos sobre Fortaleza e América-MG.
Na Barreira eu vou festejar
No que diz respeito a São Januário, o aproveitamento do treinador cresce ainda mais! São cinco vitórias em oito jogos disputados na Colina Histórica. Ampliando para jogos como mandante fora do seu estádio, são mais duas vitórias: 1 a 0 sobre o Atlético-MG, no Maracanã, e 4 a 2 sobre o Fluminense, no Nilton Santos.
Próximos desafios do Vasco de Ramón Díaz
Fonte: Lance!